terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ONU-HABITAT lança edital de apoio a jovens urbanos


Brasília, 18/02/2011 – Organizações lideradas por jovens de países em desenvolvimento podem candidatar-se, até o dia 15 de abril, a apoio financeiro oferecido pelo ONU-HABITAT.

O Fundo ONU-HABITAT para jovens urbanos repartirá U$ 1 milhão (em parcela única de U$ 25.000 por entidade) a organizações lideradas por jovens de 15 a 32 anos, para a implementação de novas idéias em temas como a geração de emprego, governança urbana e moradia. Não há restrições quanto ao tamanho das cidades.

O Fundo promove a redução da pobreza, um dos Objetivo de Desenvolvimento do Milênio, que também integra a Agenda Habitat por cidades melhores, mais sustentáveis e justas nos países em desenvolvimento. Um bilhão de pessoas vivem em assentamentos precários em todo o mundo –mas de 70% delas têm menos de 30 anos.

Integrante do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, a ONU-HABITAT (Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos) tem o objetivo de promover assentamentos humanos social e ambientalmente sustentáveis proporcionando moradia adequada para todos e todas.

Para mais informações, acesse: www.unhabitat.org/youthfund

Fonte: www.generoracaetnia.org.br

Fonte: http://www.juventude.gov.br/2011/02/21/onu-habitat-lanca-edital-de-apoio-a-jovens-urbanos/

Do limão, uma limonada

As últimas semanas foram, por assim dizer, bastante movimentadas entre os militantes da temática juvenil no Brasil. Pudera, o que se anseia é saber como e para onde vai a política de juventude do governo federal nessa gestão que ora se inicia. Somos todos sabedores dos significativos avanços das políticas públicas de juventude nos últimos dois governos, inaugurando um novo tempo na temática e formando um campo institucional mínimo que propicia-nos a “pensar mais alto” e a vislumbrar, primeiro, uma consolidação das PPJs no país e, segundo, um acréscimo em qualidade e quantidade das políticas, capilarizando-as em todo o território nacional.

Talvez, o principal ponto positivo da herança do governo Lula na área de juventude, o PROJOVEM Urbano tenha se destacado como um programa de sucesso indiscutível. Com sua coordenação na Secretaria Nacional de Juventude, lotada na Secretaria-Geral da Presidência da República, o Projovem Urbano atendeu em torno de 491.500 jovens entre 2008-2010, fundamentado num projeto pedagógico de três dimensões: conclusão do ensino fundamental, acertando a escolaridade do beneficiado; qualificação profissional dentro dos arcos profissionalizantes oferecidos pelo programa; e participação social e cidadã baseada nas diversas atividades preenchidas durante os dezoito meses de duração do curso.

Ora, evidentemente que a permanência do PROJOVEM Urbano na Secretaria Nacional de Juventude é fundamental para a consolidação dessa política. Caso vivenciássemos a transferência do programa para outra pasta, perderíamos quase que completamente a visão transversal que o deve nortear, além de corrermos o risco de vê-lo diminuir a sua devida importância como programa inclusivo e emancipador daqueles jovens brasileiros que, por seu perfil social, estiveram e/ou estão em constante vulnerabilidade ao mundo do crime e das drogas.

Mais do que manter o programa na SNJ, pode-se inclusive, como citei no início, “pensar mais alto”. Sempre fui defensor da capilarização da política de juventude no território nacional, mesmo ciente do tamanho do desafio que isso representa tanto ao governo federal quanto aos governos estaduais e municipais. Penso que, fazendo a política chegar com força nos municípios brasileiros dos mais diversos tamanhos e localização geográfica, teremos a oportunidade de oferecer ao jovem desse país uma alternativa à fatal migração aos grandes centros urbanos ao qual ele está permanentemente exposto e que, inevitavelmente, tem como consequência o aumento da vulnerabilidade às mazelas sociais.

Importante ator de articulação, tanto no poder público quanto na sociedade civil, a Secretaria Nacional de Juventude terá a tarefa de ampliar sua influência sobre o próprio governo, inserindo de uma vez por todas a temática juvenil na agenda política do país. O Grupo Interministerial de Juventude terá que ganhar força, potencializando o conceito de transversalidade da política. O ano de 2011, não esqueçamos, é o ano da 2ª. Conferência Nacional de Juventude, momento caro ao bom debate sobre o rumo da política, como também a definição de prioridades para o futuro.

Nada disso será possível se, tanto no âmbito governamental quanto no âmbito da sociedade civil, não tenhamos a sustentabilidade e apoios políticos suficientes para atender tamanhas demandas.
Novo governo, momento histórico para consolidar e ampliar.

Veja que, em vários momentos da história, houve oportunidades únicas para avançar nas mais diversas pautas políticas e sociais. Entendo esse momento como sendo uma dessas oportunidades.

O próprio debate, que movimentou o meio político-social da militância juvenil nas últimas semanas, deve – ou ao menos deveria – servir de laboratório para que possamos progredir na temática junto a esfera do governo federal.

Após oito anos dos avanços do governo Lula, estamos prontos para tornar a política nacional de juventude algo mais palpável para os mais de 50 milhões de jovens do Brasil. Fazer dessa política algo mais interventivo na vida real da juventude brasileira deve ser o grande desafio da SNJ e de todos que desejam um país mais próspero e digno para seus jovens.

Em que pese toda essa agitação do meio possa ter deixado suas feridas entre alguns setores da militância juvenil, não podemos deixar passar esse momento histórico e acabar perdendo uma oportunidade única para avançar e ampliar o espectro de impactação da política pública de juventude no Brasil.

Pela juventude brasileira, pelo nosso projeto de governo, pelo Brasil, é hora de, no linguajar popular, “fazer do limão, uma limonada”, voltar o debate para a política e, juntos, caminharmos para o fortalecimento da pauta de juventude no país.

Gabriel Souza é presidente nacional da JPMDB e suplente de Deputado Estadual (PMDB-RS)

Publicado em 19-Fev-2011
Gabriel Souza Gabriel Souza
Fonte: http://www.zedirceu.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=11267

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

III Encontro de Negros,Negras e Cotistas da UNE (ENUNE)


UNE promoverá III Encontro de Negros, Negras e Cotistas
Data: 08/02/2011
A previsão é de que cerca de 600 pessoas - entre estudantes, militantes e observadores - participem do III Encontro de Negros, Negras e Cotistas da UNE (União Nacional dos Estudantes).O evento, que incluirá, entre as atividades, debates, palestras e apresentações musicais, será realizado em Salvador, nos dias 20, 21 e 22 de maio. Esta terceira edição tem como objetivo levar os participantes a refletirem sobre o tema que dá nome ao encontro. “O Brasil após a expansão das políticas de ações afirmativas”.

“O III ENUNE 2011 abrirá um espaço para os estudantes pensarem a política de cotas, que hoje já é uma realidade em mais de 70 instituições públicas de ensino superior no Brasil, mesmo que encontre resistências em setores da sociedade. Nosso objetivo é avaliar os avanços e pensar em perspectivas futuras, o que significa avaliar estes programas (de concessão de cotas para estudantes afrodescendentes) e traçar diretrizes”. A avaliação é de Cledisson Junior, de 27 anos, diretor, desde 2009, da Diretoria de Combate ao Racismo da UNE, organismo criado em 2001, e cuja finalidade, ainda segundo Cledisson, é contribuir para a democratização do acesso à universidade, que deve estar aberta a esta parcela da população do país, que representa 50,6% do total dos brasileiros. “Além de estabelecer uma articulação entre a rede do movimento estudantil e os movimentos negros”, afirma o dirigente, que é aluno do curso de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Os encontros para discutir as relações entre negros e a educação universitária promovidos por este organismo da UNE são bienais. No primeiro deles, realizado em 2007, os alunos e demais participantes discutiram o papel da União Nacional dos Estudantes no combate ao racismo, assumido como fator presente nas relações sociais e nas instituições do país. Já o segundo encontro, ocorrido em 2007,” teve como proposta a apresentação de ações de apoio da entidade à política de cotas raciais”, completa Cledisson Junior.

Para os interessados em participar do II IENUNE 2011, a Diretoria de Combate ao Racismo da UNE informa os seguintes endereços:
www.une.org.br
www.unecombateaoracismo.blogspot.com
unecombateracismo@gmail.com


Fonte:
Por Comunicação Social da SEPPIR/PR
http://www.portaldaigualdade.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2011/02/une-promovera-iii-encontro-de-negros-negras-e-cotistas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Quando é preciso, mulher é mais corajosa que homem, diz Cabral

O Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, comentou nesta quarta-feira (16) a escolha da delegada Martha Rocha para assumir a chefia da Polícia Civil do estado. Cabral participou de uma solenidade de lançamento de novas fases do programa de Apoio aos Hospitais do Interior (PAHI) e do Rio Rural, no Quartel General dos Bombeiros, no Centro do Rio.

“A doutora Martha Rocha vai cumprir a missão dela com a doçura e a bravura de uma mulher, porque quando a mulher precisa é mais corajosa do que o homem”, disse o governador.

Cabral ressaltou ainda o fato da delegada ser a primeira mulher a chefiar a Polícia Civil do Rio. “Acho muito bom que ela seja a primeira mulher a chefiar a Polícia Civil do Rio de Janeiro. Fiquei muito feliz com a escolha da delegada Martha Rocha, que tem credibilidade e reconhecimento dentro da Polícia Civil”, comentou Cabral.

Sobre a escolha de Martha Rocha, o governador disse que não existiu qualquer ingerência política na escolha da delegada para assumir a nova função. “No Rio de Janeiro, política de Segurança de Pública tem comando: José Mariano Beltrame", afirmou o governador. “Essa contaminação da política sobre a Segurança Pública ao longo de décadas já fez muito mal ao Rio de Janeiro”, complementou.

O governador reconheceu o trabalho de Allan Turnowski e falou sobre a saída do ex-chefe de Polícia Civil. "“Quero agradecer aos serviços prestados pelo doutor Allan Turnowski. Ontem ele era um servidor público, chefe da polícia. Hoje querem massacrar a pessoa. Vamos deixar a pessoa se defender”, ponderou Cabral.

Mais mudanças na Polícia Civil
Em entrevista ao RJTV nesta quarta-feira (16), Martha Rocha disse que vai haver mudanças na Polícia Civil. Ela afirmou que, já no primeiro dia, teve algumas reuniões para determinar a equipe que vai acompanhá-la no cargo.

Ainda sem apresentar novos nomes, Martha adiantou que não pretende manter nos cargos os delegados Ronaldo Oliveira, diretor do Departamento Geral de Polícia Especializada, e Rodrigo Oliveira, subchefe operacional. “Ainda não tive oportunidade de conversar com os dois sobre isso. Já fui subordinada aos dois e agradeço seu trabalho. Estou conversando com algumas pessoas e, ao final do dia, se não toda a equipe, já terei nomes para compor as áreas mais importantes nesse momento”, afirmou.

Perfil
A delegada Martha Rocha deixa a direção geral da Divisão de Polícias de Atendimento à Mulher (DPAM). Ela entrou na Polícia Civil em 1983. Ela começou sua carreira policial como única mulher no plantão da 14ª DP (Leblon). Martha foi delegada titular da 15ª (Gávea), 12ª DP (Copacabana), 18ª (Praça da Bandeira), 20ª DP (Grajaú) e 37ª (Ilha do Governador). Ela inaugurou a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), em Campo Grande, na Zona Oeste, e também esteve à frente da DEAM, no Centro da cidade. Em 1999, ela ocupou o cargo de subchefe de polícia. Martha Rocha também já atuou como corregedora de polícia, informou a Secretaria de Segurança.

A delegada foi ainda vice-presidente da Comissão de Organização da Polícia Civil na Rio 92 e implantou a Delegacia de Atendimento ao Turista (DEAT), além de ter sido professora da Academia de Polícia.

Enquanto atuou como delegada titular da 15ª DP (Gávea), ela foi a responsável pelas investigações do sequestro ao ônibus 174, em 2000, que terminou com a morte de uma refém e do sequestrador. Na época, ela indiciou o comandante do Bope, que participava da operação.

Fonte: Bernardo Tabak - Do G1 RJ

JPMDB lança portal no Rio de Janeiro

As direções municipais e estaduais da JPMDB do Estado do Rio de Janeiro receberam o presidente nacional da JPMDB, Gabriel Souza, na tarde de terça-feira, 15 de fevereiro, para o lançamento do Portal JPMDB. Na ocasião, o deputado estadual Rafael Picciani (PMDB-RJ), que preside o diretório municipal da JPMDB na Cidade do Rio, abriu o ato reafirmando o compromisso da Juventude do Rio com a Direção Nacional da JPMDB e do seu mandato com a Juventude. Rafael falou ainda sobre a importância das mídias sociais, uma vez comprovado o sucesso das ferramentas ao longo de sua campanha à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).


"O Portal JPMDB terá papel fundamental na cristalização da política de ampliação e fortalecimento da JPMDB em todo país A Juventude do Rio de Janeiro, bem como meu mandato estão à disposição da Juventude para alcançarmos êxito em nossos propósitos”, destacou o deputado. Já o presidente nacional, Gabriel Souza, pontuou os avanços da JPMDB e lembrou que uma das maiores dificuldades à frente da Direção da Executiva Nacional da Juventude foi consolidar uma política nacional, sem dispor de canais de comunicação. “O Portal é a realização de um sonho”, esclareceu.


O secretário nacional de Comunicação e membro do Diretório Estadual da JPMDB-RJ, Marco Pacheco, apresentou todos os aplicativos do site e convocou a Juventude para contribuir no dia a dia do site. Simultaneamente ao ato de lançamento do portal, aconteceu o twittaço #portalJPMDB que contou com a presença maciça da Juventude do PMDB em todo País. Somente durante a apresentação do site foram registradas 300 visualizações. Participaram do encontro os municípios: Rio de Janeiro, Vassouras, Queimados, São Gonçalo, Anchieta, Niterói
e Maricá. O endereço do portal é: http://www.jpmdb.org.br/


Fonte: http://juventude-rio.blogspot.com/2011/02/jpmdb-lanca-portal-no-rio-de-janeiro.html?showComment=1297953381221#c6313488165158371980

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Gabriel Souza poderá representar o partido na Secretaria Nacional de Juventude



A Juventude do PMDB, presidida por Gabriel Souza, se reuniu nesta quarta-feira, em Brasília, para deliberar algumas das principais pautas que deverão orientar as atividades do Núcleo nos próximos meses. Entre as questões abordadas pelos 18 presidentes estaduais da JPMDB presentes à reunião, estão a indicação do jovem peemedebista que poderá representar o partido na Secretaria Nacional de Juventude e o Seminário Nacional do núcleo a ser realizado no Rio de Janeiro.
O presidente da JPMDB conduziu o debate entre os presidentes estaduais da Juventude do PMDB a escolher o nome que irá ser o representante do partido na Secretaria. Por ampla maioria, Gabriel Souza foi escolhido por seus companheiros para disputar o cargo junto com outros partidos.
A indicação de um nome da Juventude do PMDB para ocupar a Secretaria Nacional de Juventude deverá ser analisada pela cúpula da legenda em uma reunião que será realizada na noite desta quarta-feira em Brasília.
Na avaliação do segundo deputado mais jovem do país, Wilson Santiago Filho (PB), o JPMDB já está pronto para assumir o desafio de conduzir a Secretaria Nacional de Juventude. “Somos o maior partido do Brasil, não podemos esquecer a importância da nossa legenda. E, é a juventude peemedebista que permitirá ao PMDB uma oxigenação”, disse. (Com informações do diretórrio do PMDB)

Fonte: Lucas Junot - Capital News (www.capitalnews.com.br)

http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=206890&ed=Pol%C3%ADtica&cat=Not%C3%ADcias

Juventude do PMDB se reúne e define agenda de trabalho


Brasília (DF) – A Juventude do PMDB, presidida por Gabriel Souza, se reuniu nesta quarta-feira, em Brasília, para deliberar algumas das principais pautas que deverão orientar as atividades do Núcleo nos próximos meses. Entre as questões abordadas pelos 18 presidentes estaduais da JPMDB presentes à reunião, estão a indicação do jovem peemedebista que poderá representar o partido na Secretaria Nacional de Juventude e o Seminário Nacional do núcleo a ser realizado no Rio de Janeiro.

O presidente da JPMDB conduziu o debate entre os presidentes estaduais da Juventude do PMDB a escolher o nome que irá ser o representante do partido na Secretaria. Por ampla maioria, Gabriel Souza foi escolhido por seus companheiros para disputar o cargo junto com outros partidos.

A indicação de um nome da Juventude do PMDB para ocupar a Secretaria Nacional de Juventude deverá ser analisada pela cúpula da legenda em uma reunião que será realizada na noite desta quarta-feira em Brasília.

Na avaliação do segundo deputado mais jovem do país, Wilson Santiago Filho (PB), o JPMDB já está pronto para assumir o desafio de conduzir a Secretaria Nacional de Juventude. “Somos o maior partido do Brasil, não podemos esquecer a importância da nossa legenda. E, é a juventude peemedebista que permitirá ao PMDB uma oxigenação”, disse.

FORTALECIMENTO DO PARTIDO - Em sua passagem pela reunião da Juventude PMDB, o presidente nacional interino do partido, senador Valdir Raupp (RO), disse que a Juventude e os núcleos têm o papel de fortalecer o partido em todos os estados. “Em março deste ano vou lançar uma campanha nacional de filiação e os núcleos devem se engajar nessa campanha para garantir o sucesso do partido nas eleições 2012 e, especialmente de 2014. Precisamos continuar grandes, em todas as esferas da política brasileira”, conclamou.

Raupp fez um apelo para que os jovens peemedebistas possam contribuir com ideias para que o PMDB possa construir novas bandeiras políticas para direcionar as ações do PMDB em todo território nacional. “A redemocratização foi nossa maior bandeira. Agora vamos buscar a ajuda dos núcleos para nos ajudar a formular novas defesas políticas”, declarou.

O presidente nacional anunciou ainda que, a partir de abril, o PMDB iniciará as obras da sede própria, projeto que estava parado há pelo menos 20 anos. “Temos um terreno nobre e um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. A documentação do terreno está sendo agilizada pelo vice-governador do DF, Tadeu Filippelli e dentro de algumas semanas iniciaremos a construção”, comemorou.

O deputado Professor Sétimo (MA) chamou a atenção dos integrantes do núcleo para a necessidade da Juventude se unir aos trabalhos desenvolvidos pela Fundação Ulysses Guimarães, presidida por Eliseu Padilha (RS), na formação política dos cidadãos. “A FUG tem avançado em vários estados. A JPMDB teria a missão de aproximar os militantes dos cursos oferecidos pela fundação”, defendeu.

A deputada Fátima Pelaes (AP) lembrou aos representantes da JPMDB da importância do movimento na formação dos novos quadros do partido. “A juventude tem encontrado credibilidade dentro da sociedade brasileira. Prova disso é o número expressivo de parlamentares jovens presentes nesta 54ª”, ponderou.

Para o deputado Leonardo Quintão (MG), a Juventude precisa participar das atividades do PMDB. “Em Minas Gerais, a Juventude faz parte da Executiva Estadual. Quando os jovens se mobilizam não há obstáculos que não possam ser superados. Temos que construir um projeto para o nosso partido e a juventude tem um papel importantíssimo nessa empreitada”, afirmou.

Já o deputado João Arruda (PR) acredita que o núcleo Jovem do PMDB será um dos principais responsáveis pela expansão do PMDB no país.

SEMINÁRIO - Durante a reunião, que teve entre as pautas a apresentação do novo site oficial do núcleo, Gabriel destacou os preparativos do seminário que será promovido pelo JPMDB, no mês de março, na cidade do Rio de Janeiro. “Este evento deverá oferecer aos jovens do partido a formação necessária para debater e participar ativamente da implantação das políticas de juventude. O formato é muito importante, é o primeiro que vamos fazer nesta temática. Neste seminário poderemos apresentar propostas do curso de formação política”, afirmou.

De acordo com Carol Mendes, uma das organizadoras do seminário na capital fluminense, o evento terá a participação de aproximadamente 150 pessoas entre gestores de políticas de juventude, parlamentares, presidentes estaduais da JPMDB. “Serão dois dias de formação nos quais os participantes poderão estudar a história das ações públicas para os jovens e do próprio partido. O seminário pretende suprir a falta de formação dos jovens no setor. De um modo geral, os jovens acabam sendo excluídos do processo de implantação das políticas de juventude por meio das administrações estaduais por não possuírem o conhecimento necessário”, afirmou.

NOVO SITE - Ao final da reunião, os presidentes estaduais e o presidente nacional do JPMDB, Gabriel Souza, assistiram a apresentação do novo site da juventude do partido, que poderá ser acessado em breve por meio do endereço http://www.jpmdb.org.br. O site do núcleo será marcado pela interatividade e o uso amplo dos meios de comunicação.

Fonte: http://www.pmdb.org.br/noticias.php?cd=4886
Ana C. Silva (FUG/PMDB)