sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Juventude do PMDB se reúne e define agenda de trabalho
Brasília (DF) – A Juventude do PMDB, presidida por Gabriel Souza, se reuniu nesta quarta-feira, em Brasília, para deliberar algumas das principais pautas que deverão orientar as atividades do Núcleo nos próximos meses. Entre as questões abordadas pelos 18 presidentes estaduais da JPMDB presentes à reunião, estão a indicação do jovem peemedebista que poderá representar o partido na Secretaria Nacional de Juventude e o Seminário Nacional do núcleo a ser realizado no Rio de Janeiro.
O presidente da JPMDB conduziu o debate entre os presidentes estaduais da Juventude do PMDB a escolher o nome que irá ser o representante do partido na Secretaria. Por ampla maioria, Gabriel Souza foi escolhido por seus companheiros para disputar o cargo junto com outros partidos.
A indicação de um nome da Juventude do PMDB para ocupar a Secretaria Nacional de Juventude deverá ser analisada pela cúpula da legenda em uma reunião que será realizada na noite desta quarta-feira em Brasília.
Na avaliação do segundo deputado mais jovem do país, Wilson Santiago Filho (PB), o JPMDB já está pronto para assumir o desafio de conduzir a Secretaria Nacional de Juventude. “Somos o maior partido do Brasil, não podemos esquecer a importância da nossa legenda. E, é a juventude peemedebista que permitirá ao PMDB uma oxigenação”, disse.
FORTALECIMENTO DO PARTIDO - Em sua passagem pela reunião da Juventude PMDB, o presidente nacional interino do partido, senador Valdir Raupp (RO), disse que a Juventude e os núcleos têm o papel de fortalecer o partido em todos os estados. “Em março deste ano vou lançar uma campanha nacional de filiação e os núcleos devem se engajar nessa campanha para garantir o sucesso do partido nas eleições 2012 e, especialmente de 2014. Precisamos continuar grandes, em todas as esferas da política brasileira”, conclamou.
Raupp fez um apelo para que os jovens peemedebistas possam contribuir com ideias para que o PMDB possa construir novas bandeiras políticas para direcionar as ações do PMDB em todo território nacional. “A redemocratização foi nossa maior bandeira. Agora vamos buscar a ajuda dos núcleos para nos ajudar a formular novas defesas políticas”, declarou.
O presidente nacional anunciou ainda que, a partir de abril, o PMDB iniciará as obras da sede própria, projeto que estava parado há pelo menos 20 anos. “Temos um terreno nobre e um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. A documentação do terreno está sendo agilizada pelo vice-governador do DF, Tadeu Filippelli e dentro de algumas semanas iniciaremos a construção”, comemorou.
O deputado Professor Sétimo (MA) chamou a atenção dos integrantes do núcleo para a necessidade da Juventude se unir aos trabalhos desenvolvidos pela Fundação Ulysses Guimarães, presidida por Eliseu Padilha (RS), na formação política dos cidadãos. “A FUG tem avançado em vários estados. A JPMDB teria a missão de aproximar os militantes dos cursos oferecidos pela fundação”, defendeu.
A deputada Fátima Pelaes (AP) lembrou aos representantes da JPMDB da importância do movimento na formação dos novos quadros do partido. “A juventude tem encontrado credibilidade dentro da sociedade brasileira. Prova disso é o número expressivo de parlamentares jovens presentes nesta 54ª”, ponderou.
Para o deputado Leonardo Quintão (MG), a Juventude precisa participar das atividades do PMDB. “Em Minas Gerais, a Juventude faz parte da Executiva Estadual. Quando os jovens se mobilizam não há obstáculos que não possam ser superados. Temos que construir um projeto para o nosso partido e a juventude tem um papel importantíssimo nessa empreitada”, afirmou.
Já o deputado João Arruda (PR) acredita que o núcleo Jovem do PMDB será um dos principais responsáveis pela expansão do PMDB no país.
SEMINÁRIO - Durante a reunião, que teve entre as pautas a apresentação do novo site oficial do núcleo, Gabriel destacou os preparativos do seminário que será promovido pelo JPMDB, no mês de março, na cidade do Rio de Janeiro. “Este evento deverá oferecer aos jovens do partido a formação necessária para debater e participar ativamente da implantação das políticas de juventude. O formato é muito importante, é o primeiro que vamos fazer nesta temática. Neste seminário poderemos apresentar propostas do curso de formação política”, afirmou.
De acordo com Carol Mendes, uma das organizadoras do seminário na capital fluminense, o evento terá a participação de aproximadamente 150 pessoas entre gestores de políticas de juventude, parlamentares, presidentes estaduais da JPMDB. “Serão dois dias de formação nos quais os participantes poderão estudar a história das ações públicas para os jovens e do próprio partido. O seminário pretende suprir a falta de formação dos jovens no setor. De um modo geral, os jovens acabam sendo excluídos do processo de implantação das políticas de juventude por meio das administrações estaduais por não possuírem o conhecimento necessário”, afirmou.
NOVO SITE - Ao final da reunião, os presidentes estaduais e o presidente nacional do JPMDB, Gabriel Souza, assistiram a apresentação do novo site da juventude do partido, que poderá ser acessado em breve por meio do endereço http://www.jpmdb.org.br. O site do núcleo será marcado pela interatividade e o uso amplo dos meios de comunicação.
Fonte: http://www.pmdb.org.br/noticias.php?cd=4886
Ana C. Silva (FUG/PMDB)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário