terça-feira, 8 de março de 2011

Campanha Jovens na prevenção da DST/AIDS, CARVAVAL QUEIMADOS 2011



A Juventude esteve presente no Carnaval 2011 do Município de Queimados.

Embora muitas achem que os jovens vão ao Carnaval só para festejar sendo em Queimados foi diferente com Implantação de um Projeto Piloto “Juventude de Olho”, com participação mais ativa e mostrando para que viesse ao mundo e que são verdadeiramente agentes de transformação, foram para as ruas e praça para distribuir preservativos masculinos e um panfleto com informações de DST/AIDS.




Conforme Publicado, (trecho):


Aids cresce entre jovens de 17 a 20 anos no país
Incidência é maior quanto menor é a escolaridade, diz estudo: O Ministério da Saúde informa que, mesmo com campanhas de prevenção, está ocorrendo aumento gradual dos casos de Aids entre os jovens brasileiros. Na faixa de 17 a 20 anos, o número de jovens com HIV aumentou de 0,09% para 0,12% em cinco anos.
De acordo com o boletim epidemiológico de 2010, existem 592.914 mil casos notificados de Aids no país. Desses, 65,1% atingem a população masculina, contra 24,9% do sexo feminino. Nos últimos 30 anos, 229.222 brasileiros já morreram vítimas da doença.
Os números do levantamento com jovens também revelam que a incidência da Aids é maior quanto menor é a escolaridade. Entre os jovens com ensino fundamental incompleto, o levantamento mostrou que 0,17% deles contraiu o vírus, contra 0,10% daqueles que têm ensino fundamental completo.
O diretor do departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, disse que os dados indicam, primeiro, um esquecimento, por parte da opinião pública, dos perigos do vírus e das formas de prevenção. Também revelam despreocupação maior com a doença, apesar de 60% da população jovem declararem uso de preservativo:
— Isso significa que 40% dos jovens não usam camisinha. Eles não sentem o risco, sentem-se invulneráveis. Hoje, sabe-se que não há mais grupo de risco, mas situações de risco.

Fonte:http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/12/02/aids-cresce-entre-jovens-de-17-20-anos-no-pais-345905.asp


Para fortalecer a Campanha Nacional de Mobiliza de Mulheres Jovens, na prevenção da DST/AIDS, reforçamos a distribuição para os jovens homens, entendemos que deve ser uma parceria mutua para prevenção, conforme texto abaixo, leia (trecho):

Alinhadas com o Dia Internacional da Mulher, as mensagens da campanha sugerem mudança de hábito na forma como a população geral lida com questões como confiança e entrega. Entre os fatores que fazem com que a mulher abandone o uso de preservativos estão mitos relacionados à falsa percepção de segurança nos parceiros: a necessidade de provar que ama o parceiro ou que confia nele, a idealização romântica, o julgamento pela aparência, a vontade de se entregar.
A campanha exaltará a participação das jovens na negociação do uso do preservativo, demonstrando que o insumo pode ser um aliado na relação. Veiculadas nos meios de comunicação durante a maior festa popular brasileira, as peças serão voltadas principalmente às mulheres de baixa renda. “A Saúde precisa transpor as desigualdades de gênero”, destaca Padilha.
“As atividades de prevenção ocorrem durante todo o ano, em um processo contínuo, e a campanha é um dos instrumentos que ajuda a chamar a atenção para a saúde em situações e momentos específicos”, ressalta o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Dirceu Greco.

Fonte: http://www.aids.gov.br/noticia/campanha-mobiliza-mulheres-jovens-na-prevencao-da-aids


A faixa etária em que a aids é mais incidente, em ambos os sexos, é a de 20 a 59 anos de idade. Chama atenção a análise da razão de sexos em jovens de 13 a 19 anos. Essa é a única faixa etária em que o número de casos de AIDS é maior entre as mulheres. A inversão apresenta-se desde 1998, com oito casos em meninos para cada 10 em meninas.

Ações realizadas por:
Anderson Nunes, Cristiane Pimentel, Herminho Pamphile, Nathalia Lucas e demais companheiros.

Veja as fotos: http://www.facebook.com/home.php#!/album.php?aid=2078061&id=1341203201

Nenhum comentário:

Postar um comentário